16 de março de 2017

Benefícios à saúde

A medicina tradicional chinesa é sustentada sobre 4 princípios básicos para adquirir uma vida longa e saudável .

1- O pensar bem

Pensar bem é o pensar de uma forma consciente, sendo o próprio observador dos teus pensamentos, por atenção ao que a tua mente está formando de pensamento e onde isto pode te levar, normalmente te leva sempre para os mesmos caminhos e consequentemente para as mesmas emoções e para as mesmas sensações. Isto, te traz a oportunidade de experimentar emoções e sensações diferentes das que já está acostumado e aí simplesmente sinta … sem fazer nenhum julgamento a respeito, simplesmente observe … traga para dentro de si toda e qualquer sensação agradável de bem estar, paz e serenidade, traga para dentro de si pensamentos que te elevem… e quando assim o fizer estará trazendo um novo alimento para as tuas células e esta química, destes pensamentos bons, trarão rejuvenescimento para cada uma das tuas células e você se sentirá renovado. Observar os teus pensamentos traz a possibilidade de viver a vida com com aquilo que ela própria te deu de presente , que é o próprio momento presente, porque a mente só vai te levar as tuas memórias já gravadas no passado ou para aquilo que você tem que… FAZER e esquece do teu SER. A nossa mente nos deixa distantes do presente da vida que acontece no momento, então ela não deixa que a gente viva ,mas sim sobreviva.

 

2- O comer bem

Comer bem também está atrelada ao teu bom pensar, porque tem que estar observando, tem que estar consciente dos teu atos. Comer saudável é comer a +ou- a cada 3 horas, uma quantidade pequena de alimento, mastigando no mínimo 40 vezes , comer como diz o ditado chinês , “ de manhã alimente-se como se fosse um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”. Comer alimentos integrais e orgânicos, sendo que a maior parte das refeições são compostas por grãos e cereais, uma pequena quantidade de proteínas e uma quantidade media de frutas e verduras.

 

3- O bom exercício

Este está relacionado ao movimento saudável para o corpo, aquele que faz o movimento equilibrado da tua energia, nem exercícios demais e nem de menos. Exercícios que trabalhem com a respiração que traz junto a energia vital para o teu corpo. Como por exemplo uma caminhada, taichi, yoga…

Todo e qualquer exercício também devem ser feitos conscientes, sendo observados.

 

4- O bom repouso

A noite é yin e tudo na natureza se torna yin assim como as funções do nosso corpo. Com um sono bem aprofundado todos os nossos órgãos e músculos se refazem, se renovam, baixam suas funções para trabalhar com o mínimo de energia, só para funcionarem. Então para este dormir repousante , entra uma alimentação leve á noite, sem luz de eletrônicos para a transformação das nossas serotoninas em melatononas que são as substancias que farão parte de um bom sono, e tentar dormir o mais cedo possível e acordar cedo. Cada organismo tem a tua própria necessidade de sono.

O bom repouso também entra durante o dia , quanto paramos por alguns minutinhos só pra observar se estamos respirando da forma mais adequada, o ar que entra deve sair no dobro do tempo que entrou , isto também revitaliza todas as nossas células e muda o nosso estado.

medicina chinesa